Dicas para antivirus e segurança na Internet.

 

 

Dica de segurança com Antivírus

     
scrito por Ivan Fonseca   
Qui, 08 de Abril de 2009 09:46

Os antivírus são softwares que detectam e eliminam vírus, worms e códigos maliciosos de computadores ou rede infectados, além de fornecer proteção contra novas invasões. Normalmente, são os antivírus que garantem a segurança durante bate-papos, envio de e-mails ou troca de arquivos. É importante que o antivírus utilizado possua atualizações automáticas a fim de garantir que as novas pragas também sejam encontradas e eliminadas.

Os vírus se espalham facilmente através de disquetes, e-mails e programas baixados da internet. Os problemas que eles causam vão desde a alteração ou cópia de alguma informação, até a formatação total do disco rígido (HD). Por isso, é extremamente importante ter um antivírus instalado no computador para varrer, detectar e limpar as pragas que prejudicam o bom funcionamento da máquina.

Um bom antivírus.

De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), um bom antivírus é capaz de identificar e eliminar a maior quantidade possível de códigos maliciosos, analisando, inclusive, arquivos obtidos pela internet. O software deve fazer verificações periódicas dos discos e unidades removíveis, assim como de arquivos anexados a e-mails. O antivírus ideal atualiza as assinaturas de vírus e malwares, pela rede, de preferência diariamente, e também permite a criação de uma mídia de verificação que será usada caso um vírus afete o antivírus.

Mas como usuário, o que se deve fazer para usar corretamente um antivírus? As dicas são simples: manter o antivírus e suas assinaturas sempre atualizados; configurá-lo para verificar automaticamente mídias removíveis (CD, DVD, pen drives, disquetes, etc), assim como arquivos anexados aos e-mails ou obtidos pela internet; ajustá-lo para verificar qualquer formato de arquivo e criar um disquete de verificação para casos em que o computador tiver funcionamento anormal. As atualizações do antivírus podem ser obtidas nos manuais do software ou nas páginas das empresas fabricantes. Alguns programas permitem fazer um update automaticamente via internet.

Fui contaminado, e agora?

Se, apesar de todas as precauções um vírus se instalar no computador, algumas dicas podem ajudar na desinfecção. A primeira delas é procurar se desconectar da internet. Desta forma, evita-se que o vírus se propague ou que um pirata piore o caso. Também é recomendável não reiniciar o computador, já que alguns vírus se lançam e se reproduzem nos sistemas a cada vez que a máquina é ligada. Em seguida, a dica é tentar descobrir qual ação ou qual acontecimento levou à ocorrência do problema: a abertura de um arquivo, o download de um programa, uma visita a uma página da internet, etc. Desta maneira, é possível identificar a praga, pesquisando em sites de referência em segurança ou em fóruns especializados. Para desinfectar, passe um antivírus através da internet para identificar definitivamente a praga. Em função da resposta, a ferramenta de desinfecção (ou anti-spyware), como o Spybot S&D ou Ad-Aware, se encarregará de limpar a máquina.

Apesar de garantirem a proteção dos computadores, existem certos tipos de ataques os quais os antivírus não podem impedir. Nesses casos, também se deve abrir mão de outros mecanismos de defesa, como o firewall e o anti-spyware. O spyware é um programa que tem o objetivo de descobrir informações sobre uma pessoa ou organização, capturando informações de tudo o que é digitado no teclado. O firewall tem como função principal regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra.

Em razão disso, é importante utilizar essas ferramentas – anti-spyware e firewall – em conjunto com antivírus para dar ao computador proteção máxima.


Rating: 3.0/5 (66 votos)




ONLINE
2





Produtos a venda .